Blog | Supermamy Babies & Co - 6 cuidados com o banho do bebê no inverno

Blog - Amigo do Peito

6 cuidados com o banho do bebê no inverno
Por Supermamy 11/07/2017 09:35 Comentários

A temperatura baixou, os ventos estão congelantes e não dá nem coragem de sair debaixo das cobertas, não é?

Só de imaginar despir um bebê pequenininho para banhá-lo, dá uma dó! Para ajudá-los, mamães e papais, a Supermamy foi atrás de dicas para evitar alguns contratempos com os pequenos.

Conversamos com a Aline Fernandes, enfermeira obstetra e fundadora da Home Baby Assessoria - um serviço de cuidados e suporte a gestantes, pais e bebês à domicílio.

No curso de preparação que oferece para a chegada de um novo ser, um dos módulos trata sobre os cuidados diários com o bebê, especialmente no que diz respeito ao banho.

E é sobre isso os conselhos que você confere abaixo! Se restarem mais dúvidas, deixem aqui nos comentários. Vamos adorar trocar informações com vocês.

1. A escolha do local

O sistema imunológico do recém nascido é imaturo. Por isso, ele é mais suscetível aos vírus e outras doenças. Prefira sempre dar banho no próprio quarto, longe das portas e janelas (por conta da corrente de ar) e perto do trocador.

Se sua casa for muito gelada, é recomendável recorrer a um aquecedor - pode ser aqueles pequenos de ambiente mesmo. O importante é que a temperatura do local esteja agradável, em torno dos 25ºC.

2. Em relação à água

A água deve estar em torno de 36,5º C - 37º C. Sabe aquele truque antigo de medir com o cotovelo? É super válido! Também dá certo usar a região inferior do pulso. Além disso, há os termômetros de água que são bem fáceis de achar em lojas especializadas.

No inverno, é bom deixar um pouquinho mais quente, porque a perda de calor é maior.

3. Separe o material

Essa é uma dica muito importante! Muitas vezes, a mãe está sozinha com a criança na hora do banho e não tem como deixá-la sozinha na banheira para buscar a toalha, por exemplo, não é? Por isso, separe todo o material que vai precisar para o banho antes de começá-lo! Toalha, fralda, talco, pomada, algodão, roupinha do bebê...

 4. Atente-se ao trocador

Normalmente, o trocador é revestido por um plástico gelado. Ao tirar a roupa do bebê, que está quentinho, e deitá-lo, o que acontece? Ele chora! Porque o trocador está muito frio. Por isso, cubra com uma fralda de pano e coloque o seu filho sobre ela.

5. Divida o banho por partes

Sim, isso mesmo! Desse modo, a gente evita que o bebê fique molhado ou nu por muito tempo e sinta frio.

O ideal é começar pelas regiões mais limpas e terminar com as mais ''sujinhas'', como o bumbum, por questões de higiene mesmo - fazendo assim, a água mantém-se limpa por mais tempo.

A primeira parte é a lavagem do rosto. Para isso, tire toda a roupa do bebê e deixe-o de fralda. Com ele fora da banheira, enrole-o na toalha, acomode-o em seus braços e lave o rostinho.

Depois, vá para a cabeça. Ensaboe com uma sabonete ou shampoo neutro, enxágue e seque muito bem. Pronto, agora não há mais necessidade de molhar essa região. 

Hora de ir para o corpinho! No trocador, tire a fralda do bebê e leve-o para dentro da água. Esse é o momento em que muitos pais têm medo do bebê escorregar de seus braços, de afogar, de engolir água…O mais importante é que você se sinta seguro.

6. Vista o bebê rapidamente

Sabemos que cheirinho de bebê pós banho é irresistível e você tem vontade de beijá-lo e apertá-lo muito! Mas, no frio, é essencial que eles fiquem expostos ao vento a menor quantidade de tempo possível.

Assim que colocar a fralda, tire a toalha do trocador. Ela estará molhada e não é bom que fique em contato com as costas da criança.

Outra dica: sempre vista primeiro o body ou a camisetinha. O peito é o lugar que deve ser mais protegido.

Mesmo a higiene do coto umbilical deve ser feita depois que o bebê já estiver com essa região do tórax coberta.

 

Foi pensando nisso que a Supermamy trouxe para o Brasil a almofada de banho da Pomfitis. Desenvolvida com tecnologia israelense, ela é super leve, possui secagem extra rápida e dois certificados internacionais de segurança.

Tem alguma outra dica que vale ser compartihada? Conte aqui nos comentários pra gente!

Comentário(s)

Ricardo

postou dia 28/07/2017 02:48
Boas dicas!

Simone

postou dia 21/07/2017 13:15
Ótimas dicas!
Essa almofada da Pomfitis é incrível e ajuda muito no banho do bebê!

Sergio Reiter

postou dia 14/07/2017 16:13
Muito útil mesmo! Obrigado Supermamy!

Renato

postou dia 11/07/2017 12:27
Com certeza, colocaremos em prática aqui em casa. Não tinha pensado nessa ideia de lavar a cabeça/o rosto antes com a criança ainda protegida pela toalha. Realmente, faz sentido... A exposição à friagem é menor. Valeu!

Nat

postou dia 11/07/2017 12:18
Obrigada pelas dicas, Supermamy! São sempre úteis e eu aprendo muito!

Nenhum comentário encontrado

Deixe seu comentário

*Campos Obrigatórios

 
Mídias Sociais
nos acompanhe!